Em plena era dos descobrimentos marítimos portugueses viveu uma menina chamada Leonor. O seu pai era um grande navegador muito ocupado. Ela tinha medo que lhe acontecesse alguma coisa de mal.
Um dia o seu pai foi navegar. A Leonor ficou só com a sua mãe. Passaram dias, passaram semanas, passaram meses e anos. Sabia que o pai tinha ido numa viagem de trabalho, mas isso não a deixava menos preocupada. A mãe embarcou com ela e com uns amigos navegadores numa viagem ao Brasil, para ir à procura do seu pai.
O mar não estava calmo.
Uma onda trouxe montes de algas para a pequena caravela. Alguns dos navegadores utilizaram-nas como camas. Sempre eram mais confortáveis que a madeira rija.
Outra onda trouxe plantas marinhas, como algas comestíveis, e quem estava a bordo com fome aproveitou o lanchinho.
No dia seguinte, um relâmpago atingiu a caravela de uma forma "mágica". A caravela levantou voo! Talvez tivesse sido um deus que queria ajudá-los... Voaram até às nuvens. Lá em cima havia um belo arco-íris! Incrível!
Estava muito calor.
Tinham chegado. Tinham chegado ao sítio onde o pai da Leonor estava. Tinham chegado a um país desconhecido. Tinham chegado ao que hoje se chama Brasil.
Famílias e amigos juntos. Todos vindos de Portugal.
Ficaram a viver lá.
|